Tecnologia

Tecnologia

Tecnologia

Nossa Infraestrutura

O crescimento da Zaraplast é resultado do intenso trabalho para atendimento de alto padrão aos clientes da indústria de Alimentos, Nutrição Animal, Higiene e Limpeza, Cosméticos, Agronegócio, Químicos, Petroquímicos e Construção Civil. Os produtos com qualidade diferenciada, os investimentos contínuos em tecnologia de processos e de produtos, com destaque em novos equipamentos, fazem da Zaraplast uma empresa moderna, atualizada e competitiva, capaz de vencer os desafios demandos pelo mercado. A política do forte investimento no seu parque industrial, o torna uma Empresa com capacidades múltiplas:

A Zaraplast possui expertise nas seguintes áreas:

Embalagens em Estrutura Laminadas

Na sua produção, contemplam-se processos de extrusão em monocamada e em múltiplas camadas, equipadas com sistema automático de controle da espessura, além de dosadores automáticos de resinas. As impressoras em flexografia (capacitadas para alta definição) e em rotogravura (para até 10 cores), contam com os mais modernos sistemas de controle e monitoramento de registro e da tonalidade das cores. A laminação dos substratos, realizada nas versões com solvente e sem solvente, é executada em equipamentos de qualidade ímpar, sejam elas nos modos convencionais bilaminados, especiais trilaminados e até “em linha” com impressão. O acabamento das bobinas, realizadas em cortadeiras de alta velocidade, produzem bobinas com controle acurado do gradiente de tensão e faceamento.

Tecnologias Gráficas Auxiliares

A preparação gráfica conta com equipes especializadas que utilizam “softwares” de última geração. A Zaraplast tem sua Clicheria própria, capaz de produzir os clichês para impressão em HD (alta definição) e tem o controle total sobre a qualidade gráfica. O mesmo ocorre com impressão em rotogravura, onde a preparação dos cilindros é realizada integralmente dentro da empresa, na fábrica de Galvanoplastia. Além de contar com um estoque invejável de cilindros para rotogravura e camisas para flexografia, diversas Máquinas para provas de cor garantem a precisão gráfica e a qualidade das demandas de arte. Inclusive, as provas em Impressora Digital, tiradas nos substratos finais, impulsam agilidade nos processos de desenvolvimento gráfico.
Tintas, vernizes e “primers” de impressão são produzidos na sua maioria nas Fábricas próprias, onde o controle das fórmulas e o atendimento personalizado às demandas específicas são realizados. Para o desenvolvimento específico destes insumos de produção, Laboratórios equipados com profissionais capacitados tornam factíveis estes diferenciais da Zaraplast.

Embalagens em Polietileno para Bens de Consumo

Na sua produção, contemplam-se processos de extrusão, equipados com sistema automático de controle da espessura e dosadores automáticos de resinas, em monocamada e em múltiplas camadas, incluindo estruturas de média e de alta barreira. As impressoras mais utilizadas para este mercado são em flexografia, destacando-se as versões em alta definição. No entanto, certos mercados são atendidos em rotogravura em substratos de polietileno com espessura bastante delgada. Em ambas as técnicas são usados os mais modernos sistemas de controle e monitoramento de registro e da tonalidade das cores. Destacam-se neste mercado também as embalagens preformadas, oferecidas em ampla sorte de modelos.

Embalagens Preformadas

Para o mercado de bens de consumo, destacam-se os modelos de “wicket bags” para fraldas, absorventes, e alimentos, produzidos em polietileno, os “pouches” três soldas para o mercado de proteínas em filmes de alta barreira, as sacarias sanfonadas e em quatro soldas para o mercado de “petfood” e fardos e sacos em geral, além do “stand up pouch” (SUP). O SUP, especialmente em estruturas laminadas, destina-se para mercados de complexidade técnica relevante como “retortables”, “hot fill” e outros. Além disso, cortadeiras de folhas para embalagens ovo de páscoa, etc, completam o portfolio de embalagens unitizadas de gôndola.

Embalagens Industriais em Ráfia

Para a fabricação dos produtos em ráfia, majoritariamente em polipropileno, a Zaraplast conta com as mais modernas linhas de Extrusão das fitas de ráfia, com velocidades e qualidades que refletem o estado-da-arte desta tecnologia de produção. A tecelagem é composta de centenas de Teares, capazes de atender especificações de gramatura desde as super-leves até as mais pesadas do mercado, cobrindo um amplo leque de aplicações. As Laminadoras por extrusão, proporcionam não somente a produção de revestimento sobre o tecido de ráfia, mas também permite a obtenção de diversas estruturas laminadas com outros substratos como BOPP, Alumínio e outros. As Impressoras flexográficas para ráfia, permitem impressões em ambos os lados do material. No entanto, a sinergia entre as fábricas da Zaraplast permite obter impressões de qualidade fotográfica em algumas estruturas de ráfia, contando com a rotogravura e a flexografia HD das demais unidades industriais. Embora uma das formas de comercialização da ráfia seja bobinas de tecido, seu maior foco está em sacarias e “big bags”. Para isso a Zaraplast conta com uma ampla gama de equipamentos como Tubeiras, Máquinas de Corte/Costura, Valvuladeiras para saco costurado e modernas Valvuladeiras Convertex para produção de sacos em ráfia valvulados soldados (sem costura). Em parcerias com fabricantes de máquinas, também tem desenvolvido máquinas especiais como Insersoras de “liner” automáticas, para situações onde é requerido um saco de PE dentro do saco de ráfia. Para a produção de “Big Bags”, modernas unidades fabris, que contam inclusive com sala limpa, estão equipadas com máquinas de costura de alta performance, cortadeiras, carimbadeiras, etc, capazes de cumprir com a crescente demanda deste tipo de produto.

Laboratórios

Possui diversos laboratórios equipados para atender a qualidade dos produtos nas linhas de produção, o desenvolvimento e a inovação dos produtos. Conta com capacidade para inúmeros ensaios físicos, químicos e mecânicos. Como exemplo, tem-se dinamômetros para diferentes faixas de carga, espessímetros automáticos, aparelhos para medição de COF (coeficiente de fricção), medidores de impacto por dardo, cromatógrafos, ensaios de solda “hot tack”, cabines de cor, espectrofotômetros no FTIR, medidores de permeabilidade OTR e WVTR, opacímetros, brilhômetros, colorímetros, microscópio de luz polarizada, medidores de encolhimento, autoclaves e muitos outros. Os ensaios específicos são complementados com diversos outros laboratórios externos de excelência, organizados por convênios e parcerias.

Embalagens Industriais em Polietileno

Para a fabricação das embalagens em polietileno para o mercado industrial, Extrusoras de alta capacidade e qualidade do filme produzem um vultuoso volume de filmes, em mono e em multicamadas. A impressão dos mesmos é realizada em Impressoras flexográficas de até 8 cores. Os modernos sistemas de envase demandam por filmes em bobinas FFS (“form-fill-seal”), seja na forma tubular ou aberta. Para isso, Bobinadeiras especiais que sanfonam e gofram – e, às vezes, microperfuram – os filmes tubulares fazem-se presentes no processo produtivo. Outrossim, inúmeras máquinas de Corte/Solda e Valvuladeiras atuam para atender a demanda de sacos preformados boca aberta ou sacos valvulados

Tecnologia de Gestão

Além das sistemáticas padrões estabelecidas pelos Sistemas da Qualidade como ISO9001, o controle dos processos industriais é realizado também por um sistema de gerenciamento “online”, interligado a cada equipamento de produção, que permite aos gestores das unidades fabris conhecer instantaneamente a performance de todos os equipamentos. Permite a tomada de decisões rápidas e o monitoramento acurado dos KPI’s envolvidos.
Para o controle dos processos empresariais como um todo, a Zaraplast conta com o ERP, que define os diversos fluxo internos e externos de diferentes áreas, proporcionando maior confiabilidade, acuracidade e tansparência à dinâmica empresarial, além de oferecer um conjunto de dados para a correta elaboração dos planos futuros.