Recuperação de Solvente

Recuperação de Solventes

Recuperação de Solventes

Recuperação de Solvente

Recuperação de Solvente – Benefícios:
Zaraplast que é uma das pioneiras a incorporar o processo de recuperação de solvente ao seu processo produtivo.
O projeto está voltado para otimização de processos industriais focados em melhor aproveitamento energético e redução de impacto ambiental apresentando um sistema de Recuperação de Solventes industriais, totalmente automatizado que permite o acompanhamento e supervisão em tempo integral de todas as fases de operação/trabalho.

A recuperação do solvente industrial envolve processos distintos para cada tipo de substância e cada vez mais a indústria busca mecanismos para reaproveitamento destas substâncias visando essencialmente alguns fatores como economia na gestão de recursos com operações industriais otimizadas.
O processo é complexo, porém, o funcionamento geral é relativamente simples. Os vapores carregados de solvente, que seriam emanados para atmosfera, são captados dos equipamentos da linha de produção e, através de um duto principal, são enviados à Planta para recuperação. Dentro do sistema, cinco etapas principais são efetuadas até a regeneração do solvente:
– Adsorção (onde as moléculas de solvente são “capturadas” do fluxo de ar);
– Regeneração (o leito de carvão ativo é estabilizado para reiniciar um novo ciclo);
– Condensação (onde o solvente passa do estado gasoso para líquido);
– Desidratação (onde é removida a água contida no solvente);
– Destilação (onde os componentes do solvente são separados através do equilíbrio líquido-vapor).
O solvente, captado na forma gasosa e impura início do processo, ao término das etapas para sua recuperação, é obtido na forma líquida com pureza elevada, adequada para sua reutilização.

Ler mais